quarta-feira, 25 de junho de 2014

"O FAMOSO CARRO PRETO": O EXTERMÍNIO DE CRIANÇAS DE RUA, NAS CIDADES TURÍSTICAS

(Por: Karina Kramer - Ver Quem Somos)

"O famoso carro preto" é assim que são conhecidos os veículos utilizados por grupos de extermínio, encarregados de promover "a limpeza" das grandes cidades. É a chamada "limpeza para inglês ver", para que os turistas não se deparem com a miséria humana ao longo das ruas dedicadas ao comércio e ao lazer.

Assista o recente documentário produzido pelo jornalista dinamarquês Mikkel Keldorf Jensen, que veio para o Brasil especialmente para fazer a cobertura da Copa do Mundo. Ele se preparou bem para vir aqui: estudou português, pesquisou sobre o país e veio para cá em setembro de 2013, no entanto, após seis meses de reportagem, decidiu nas vésperas do Mundial, ir embora, chocado pelas denúncias de extermínio de crianças de rua. No seu documentário, intitulado "O preço da Copa do Mundo", há relatos estarrecedores sobre o extermínio de crianças numa das cidades mais violentas do país, Fortaleza. Famosa por sua beleza e seu turismo, Fortaleza também ganha o título da sétima cidade mais violenta do Brasil. E, é nessa cidade o principal cenário dos depoimentos colhidos pelo jornalista Mikkel Jensen. 

PROTESTAR OU NÃO PROTESTAR, EIS A QUESTÃO

(Por: Karina Kramer - Ver Quem Somos)


   Pela batalha das hashtags, por enquanto parece que não vai ter Copa, pelo menos no campo virtual. Desculpe Seleção, não é nada com vocês, mas sim, estamos protestando contra uma doença endêmica que nos atinge há séculos, e que alcançou seu ápice agora durante a preparação para Copa: a CORRUPÇÃO. 

terça-feira, 24 de junho de 2014

A DESIGUALDADE NA ECONOMIA BRASILEIRA

(Por: Marina Corrêa Lemos - Ver Quem Somos)

  A CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), antiga militante da promoção de um modelo sustentável de crescimento, lançou no último dia 5 de maio um documento que busca analisar a evolução latinoamericana em termos de combate à pobreza e à desigualdade e elencar os desafios enfrentados pela região para que se continue evoluindo neste quesito.
 Alguém pode se perguntar: mas, além do aspecto social, qual é o impacto da desigualdade na economia? A própria CEPAL responde. Países de menor desigualdade são mais produtivos e competitivos, e possuem melhor distribuição de educação e oportunidades.

QUE AMOR É ESSE?

(Por: Ivana Negri - Ver Quem Somos)

         Já viram coisa mais boba do que amor de mãe? Não consigo conceber criatura mais tola e masoquista do que mãe. Chora, sofre, angustia-se, desespera-se, passa noites em claro, mas não reclama e ainda trabalha com um sorriso nos lábios e o coração está sempre cheio de esperança. Só fica feliz em função da felicidade dos seus afetos.
         Tudo começa quando aquela criaturinha microscópica se aloja em seu útero, com sua anuência, é claro. E já não será mais a mesma por todo o sempre. Primeiro, o ser  rouba-lhe as formas e alimenta-se do seu sangue. Depois que nasce, como um parasita, suga seu seio para sorver o leite. Reclama atenção, chora e a faz perder noites e noites de sono. Mas mesmo assim, ela o ama cada vez mais com veneração. Deixa de sair, de comprar coisas para si, tudo gira em torno dele e dos outros que vão surgindo. Seu coração é elástico, quantos vierem, recebem a mesma dose de atenção e carinho.

7 CESTAS DECISIVAS PARA O JOGO DA VIDA


(Por: Elzinha Pacheco - Ver Quem Somos)

1- Aproveitar o momento presente.2- Beneficiar o futuro encontrando razões para ser feliz agora.3- Sintonizar na alegria para melhorar a saúde.4- Perceber e apreciar os detalhes em todos os momentos vividos.
5- Aproveitar a oportunidade de hoje para ser melhor do que ontem.
6- Ser quem queremos ser agora mesmo, não importa a situação.

7- Mesmo que as coisas não sejam perfeitas encontrar motivos para ser feliz.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

DINHEIRO DE PIS/PASEP PODE IR PARA O COFRE DO GOVERNO FEDERAL, SE QUEM TEM DIREITO NÃO SACAR.

(Por: Elisabete Marchioretto - Ver Quem Somos)

  Abono para quem ganha até 2 salários mínimos começa a ser pago em julho
  Os trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários mínimos terão um dinheiro extra a partir de julho. O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (23) o cronograma de pagamento do abono do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
  O abono do PIS-Pasep é o pagamento de um salário mínimo anual (atualmente em R$ 724) aos trabalhadores que têm direito. Para receber o abono, é preciso estar cadastrado no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter recebido, em média, até dois salários mínimos nos meses trabalhados.

COMO UMA MÃE SE PERMITE INFLUENCIAR ASSIM !!!

(Por: Telma Tulim - Ver Quem Somos)

  Foram muitas as visitas daquela senhora à Delegacia de Defesa da Mulher.    Aquela mãe estava desesperada, já não sabia mais como se relacionar com a filha de 16 anos.  
  A jovem, uma moça muito bonita,  fugia constantemente do lar, passava dias e noites fora de casa e depois retornava como se nada tivesse acontecido.
  Boletins de Ocorrências  eram registrados... A mãe, a família, os vizinhos e a Polícia procuravam, mas ninguém conseguia encontrá-la.
  Depois de algumas vezes, descobrimos que a jovem pegava carona na rodovia, ora com veículos pequenos, ora com  grandes caminhões... parava  onde queria, em cidades próximas ou mais distantes e ali permanecia em algum prostíbulo.
  Quando resolvia voltar para casa, o fazia sem muita preocupação, deixando todos muito preocupados.

"TÁ" RECLAMANDO DE QUÊ?

(Por: Tieza Lemos Marques - Ver Quem Somos)

  Quando éramos adolescentes e aparecia alguém diferente e interessante no pedaço, olhávamos para o sapato do mocinho; dependendo do tipo e da qualidade do sapato, estava ali “um bom partido” ou não. Essa do sapato era “tiro e queda”. Mas tínhamos bons amigos de sapato de todo jeito; até os “sem sapato”.  Coisas das garotas de um tempo que já vai largo e nos deixa muitas, mas muitas saudades!

ANTES QUE SEJA TARDE...

(Por: Cláudia Virgília - Ver Quem Somos)


                                “Há coisas mais importantes na vida que acelerar seu ritmo".                                      Mahatma Gandhi

Ao separar o jornal velho para meus beagles, parei meus olhos para uma grande mensagem de amor de uma família para sua estimada mãe... nos obituários... aquelas palavras carinhosas me emocionaram. Puxa (pensei) será que houve tempo de expressar tudo isso em vida? Quantos cartões, visitas, beijos e abraços foram trocados? Porque adiar a expressão de afeto para aquele dia “especial”? Digo isso, pois muita gente não espera um segundo para criticar, mas na hora de falar carinhosamente sente vergonha...gente é engraçado mesmo...

DICA DE LIVRO

(Por: Maria Isabel Dantas - Ver Quem Somos)



O TEMPO ENTRE COSTURAS
Maria Dueñas

DICA DE LIVRO: EXCELENTE

(Por: Maria Isabel Dantas - Ver Quem Somos)


Donna Woolfolk Cross
2009

quarta-feira, 18 de junho de 2014

E TEM COPA!

(Por: Karyna Muniz - Ver Quem Somos)

  A bola rolou! Todos estão expectantes com os jogos do mundial de futebol! Ansiedade? Nervosismo? Unhas roídas? E o que se come assistindo um jogo? Tem que ser gostoso, tem que estar na mão, algo prático! Bolinhos, canapés, pipoca, amendoim, salgadinhos – vamos combinar que nada disso alimenta? Daí vem aquela fome pra valer!E o que comer depois do jogo e antes da festa? Um sanduiche? Um Hot Dog!
  O Hot Dog ou cachorro quente é oriundo dos Estados Unidos, mas antes disso conta-se que um açougueiro em Frankfurt, na Alemanha do século XIX, resolveu colocar o nome de seu cachorro na salsicha que produzia – Dachshund! Será que ele era daquela raça que lembra uma salsicha? O nome da raça é o mesmo! Deixando o cachorro de verdade de lado, conta-se que a receita da salsicha foi levada por um imigrante alemão para os EUA e lá ele colocou no pão a salsicha com os molhos quentes e agridoces que hoje são um misto de Ketchup, mostarda e Picles de Pepino.

DICA DE LIVRO: O CONTO DA DEUSA

(Por: Maria Isabel Dantas - Ver Quem Somos)


NatsuoKirino
280 páginas

terça-feira, 10 de junho de 2014

JORNADA DO FEMININO

(Por: Cláudia Virgília - Ver Quem Somos)

Nos idos de tempos distantes
Paleolítico, cerca de 20 mil anos antes,
Antes do Mestre de Amor chegar
A vida e a Natureza
Eram veneradas pela pureza
Pela renovação mágica e lunar,
E a Mãe Terra era reverenciada
Por suas filhas representada,
Na figura da Mulher!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

COLETA DE DADOS DO CENSO ESCOLAR É INICIADA

(Por: Profª Dra. Regiane Souza Neves - Ver Quem Somos)

Os dados do Censo Escolar de 2014 começaram a ser coletados desde 28 de maio, Dia Nacional do Censo. Gestores de escolas públicas e particulares de todo o país vão prestar informações detalhadas sobre alunos, professores, escolas e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica. A coleta vai até 15 de agosto.
   O Censo Escolar faz um diagnóstico nacional da educação básica e serve de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas que preveem transferência de recursos públicos, como merenda e transporte escolares, distribuição de livros didáticos e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A PRÁTICA DA CIDADANIA PARA VIVER EM COMUNIDADE

(Por: Profª Dra. Regiane Souza Neves - Ver Quem Somos)

   A cidadania lançou suas raízes nas cidades gregas, nascendo da associação de pequenos núcleos, chamados comunidades. Ser cidadão é viver em grupos sociais que formam células vivas, como a família, a igreja etc.
   As pessoas formam uma comunidade por uma necessidade em comum. Os elementos que estabelecem o vinculo, são a educação e a cultura. O que move a comunidade são as ideias de felicidade, segurança e liberdade. A comunidade é uma célula da sociedade. A comunidade por meio de laços cria uma identidade. 
   Há comunidades com espaços privilegiados de aprendizagem humana: Família é o grupo de referencia onde as pessoas se sentem amadas (espaço vital mais importante que os demais); Igreja: as pessoas aprendem sobre a ideia de Deus, gerando valores; escola/partido político/sindicato/centro de vivência: grupos formados por ideais em comum.

TEMPO RECORDE ENTRE A DENÚNCIA E A PRISÃO!

(Por: Telma Tulim - Ver Quem Somos)

  Segunda Feira,  8 horas da manhã, cheguei na Delegacia e já fui me preparando para o início dos trabalhos quando recebi, em meu gabinete, uma professora do ensino fundamental de uma das escolas da cidade. Ela estava desesperada, dizia desconfiar que uma de suas alunas, de 11 anos de idade, estivesse grávida.   
  Relatou ter dito à aluna: - Acho que tem um bebê dentro da sua barriga.
  A menina gordinha,  boazinha, quietinha... - colocando as duas mãos na barriga - respondeu: - Ééééé?