sábado, 31 de maio de 2014

FLORADA DA SAKURA, NO JAPÃO: UM CAPRICHO DE DEUS

  (Por: Karina Kramer - Ver Quem Somos)
  Em abril de 2012, tive o prazer de visitar o Japão num dos períodos mais encantadores do país, a Primavera, estação onde ocorre a Florada da Sakura, e agora, quero compartilhar com vocês.
  É um privilégio enorme estar no Japão durante a primavera e, assim, acompanhar de perto um movimento que mobiliza o país inteiro: a florada da sakura. Todos os dias, os telejornais anunciam a situação em que se encontra a intensidade do desabrochar das cerejeiras em cada região do país. Existe um ranking da sua floração, que vai da mais intensa até as incipientes, sinalizando, então, para o público qual o dia exato do ápice da florada em cada parque, templo ou santuário do país. O turismo interno que segue a “rota da sakura” é intenso no Japão inteiro.

  A floração da sakura se desloca como ondas, em datas diferentes, conforme a temperatura de cada região até, aos poucos, atingir todo o arquipélago. Esse movimento, que se inicia no Sul em direção ao Norte do Japão, é conhecido como "Hanami-Zensen". A tradição em apreciar a sakura ocorre desde o ano 794 d.C, teve início no Período Heian (794-1191), quando a família imperial reunia, sob as árvores floridas, poetas, cantores e outros aristocratas para juntos celebrarem a chegada da primavera. Nessa ocasião, compunham poemas, cantavam e tomavam chá acompanhado de refinadas iguarias.
   A arquitetura dos templos recebe, na primavera, uma moldura especial: o colorido da sakura

   Ao longo da nossa peregrinação pelos Templos e lugares sagrados nos deparamos com a beleza da sakura: uma caprichosa ação divina para deleitar os olhos humanos. Registramos esses momentos sublimes de rara delicadeza e emoção. A harmonia dos templos milenares, com suas madeiras envelhecidas pelo tempo aliada à vivacidade colorida da sakura é uma combinação perfeita de beleza. 
  
  "SakuraFubuke"

   A floração da sakura é muito rápida; atinge seu ápice, e logo as folhas desabrocham e caem. Devido à sua extrema beleza e rápida “morte”, é frequentemente associada ao conceito budista “mono no aware”, que significa “saudade da beleza que passa”. É também o símbolo dos samurais, quando comparado à forma “bela” e nobre de como esses guerreiros morriam.
    O movimento conhecido como “SakuraFubuke” é outro espetáculo à parte: é o momento em que as flores caem. Devido à ação dos ventos, as flores, após atingirem seu ápice, caem em massa como neve, e forram o chão inteiro. É uma beleza sem igual!

  Variedade de sakura

   No Japão estão catalogadas mais de 300 espécies de sakura. A mais popular é a somei yoshino(Prunusyedoensis). As suas flores são de um branco quase puro, tingido com o mais pálido rosa. Elas florescem e caem dentro de geralmente uma semana. Outras categorias incluemyamazakura, yaezakura e shidarezakura. A yaezakura tem flores grandes, grossas e com pétalas bem rosadas. A shidarezakura, ou cerejeira-chorona, tem galhos que se dependuram como os de um salgueiro-chorão, aos quais se prendem cascatas de flores rosas.

  Curiosidades de Kyoto

  O Templo Budista Daigo-Ji, construído no período Heian (794-1183), é muito visitado durante a primavera, pois conta com mais de 1.000 pés de cerejeiras. Sua história remonta ao ano de 1598, quando um poderoso senhor feudal, chamado HideyoshiToyotomi, mandou plantar mil árvores para deleitar os 1.300 convidados para sua festa.
Outro local deslumbrante que merece destaque é uma alameda de sakura que percorre 1,5 km, localizada em Kyoto. É conhecida como “tetsugaku-no-michi” (caminho filosófico), em homenagem ao professor de filosofia NishidaKitaro (1870-1945).

  As fotos

  Todas as fotos, dessa publicação, foram tiradas por mim no período de 09 à 18 de abril de 2012, nos templos e parques das cidades de Odawara e Kyoto.
  Aqui no Blog Todas as Mulheres, publiquei algumas fotos, o leitor poderá ver mais no blog: http://japao-minorunakahashi.blogspot.com.br/2012/04/florada-da-sakura-no-japao-um-capricho.html. Pois, além da Sakura, a Primavera no Japão é cheia de Tulipas, Glicínias, Rosas e jardins deslumbrantes.


  Fotos dos Jardins do Castelo de Odawara





Preservada do contato humano por uma cerca de bambu, encontramos a shidaresakura (sakura-chorona), uma espécie de cerejeira cujos galhos caídos dão a aparência de que a árvore está chorando. Ela está localizada nos jardins do Senbonshakado (Daihoonji) Temple, em Kyoto. É um templo dedicado à Shakyamuni Buda. Seu salão principal (Shaka hall) é a mais antiga construção de Kyoto, datada de 1221 e, por essa razão, considerada tesouro nacional.



Jardins do Templo Hirano, em Kyoto



Templo Seiryo-Ji, em Kyoto


3 comentários:

  1. Karina, que artigo magnífico! Fiquei emocionada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Nancy, fico feliz. É sempre bom poder espalhar beleza e arte... Difícil mesmo, foi escolher a fotos para a matéria, todas eram lindas.

      Excluir
  2. Lindo!!! Uma delicadeza!!
    Segue um link que nos mostra essa flor para os nossos ouvidos! Sakura, canção tradicional japonesa, nas cordas do violão de Camilo Carrara!
    http://www.gettyimages.pt/music/download-songs/434855-sakura

    ResponderExcluir