sábado, 31 de maio de 2014

EM QUE ARAPUCA ALGUMAS MULHERES SE METEM E NÃO CONSEGUEM, SOZINHAS, SAIR!!!

(Por: Telma Tulim - Ver Quem Somos)

  Desejo contar, pouco a pouco, algumas passagens que vivenciei em mais de duas décadas dentro de Delegacias, Plantões Policiais ou abordagens de rua. O intuito é ALERTAR e dar poder às  pessoas para que  DENUNCIEM qualquer agressão que vejam ou sintam na própria pele. As vítimas  precisam saber que não estão sozinhas.
  Trabalhei em diversas cidades paulistas: Queiroz, Sorocaba, Espírito Santo do Pinhal, São João da Boa Vista, São Roque, Paraguaçu Paulista, Assis e Tupã.
  Para resguardar os envolvidos, contarei as  histórias mas não citarei nomes, épocas ou a cidade onde os fatos ocorreram.

DICA DE LIVRO: O HERÓI DISCRETO

(Por: Maria Isabel Dantas - Ver Quem Somos)

                                                             Mario Vargas Llosa

FLORADA DA SAKURA, NO JAPÃO: UM CAPRICHO DE DEUS

  (Por: Karina Kramer - Ver Quem Somos)
  Em abril de 2012, tive o prazer de visitar o Japão num dos períodos mais encantadores do país, a Primavera, estação onde ocorre a Florada da Sakura, e agora, quero compartilhar com vocês.
  É um privilégio enorme estar no Japão durante a primavera e, assim, acompanhar de perto um movimento que mobiliza o país inteiro: a florada da sakura. Todos os dias, os telejornais anunciam a situação em que se encontra a intensidade do desabrochar das cerejeiras em cada região do país. Existe um ranking da sua floração, que vai da mais intensa até as incipientes, sinalizando, então, para o público qual o dia exato do ápice da florada em cada parque, templo ou santuário do país. O turismo interno que segue a “rota da sakura” é intenso no Japão inteiro.

LIMA, PARIS: O QUE TEREMOS PELA FRENTE NOS ACORDOS INTERNACIONAIS PARA MUDANÇAS CLIMÁTICAS

(Por: Josilene Ferrer - Ver Quem Somos)

  A Conferência das Partes (COP) (ou ConferenceofParties) é o órgão supremo para tomada de decisão das convenções da ONU, no caso da Convenção do Clima essas reuniões denominadas como COPs são realizadas desde 2005, a partir da sua ratificação. Desde então,acontecemanualmente para decidir a implementação de compromissos e quaisquer outros instrumentos legais que venham a ser definido neste âmbito.

DESASTRE ECOLÓGICO: O EXTERMÍNIO DAS ABELHAS

(Por: Karina Kramer - Ver Quem Somos)






















  As abelhas do mundo todo estão morrendo por causa dos agrotóxicos. Sabe o que isso significa? O fim da humanidade. A lógica é simples: uso de agrotóxicos + morte das   
abelhas = fim da polinização dos alimentos.
  De acordo com o relatório da ONU de 2010, as abelhas são responsáveis pela polinização de 71 das 100 colheitas que alimentam e vestem a humanidade. Entre essas culturas estão as de amêndoas, frutas (incluindo cítricos), verduras, algodão, sementes de forrageiras, como alfafa, e oleaginosas, como girassol e canola.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

MAIS 60 DIAS PARA CUIDAR DO BEBÊ

(Por: Elisabete Marchioretto - Ver Quem Somos)

Desde setembro de 2008, a administração pública federal está autorizada a instituir a licença-maternidade de 180 dias para suas servidoras, de acordo com a Lei 11.770. Para as trabalhadoras de empresas privadas, a partir de 2010 já será possível prorrogar o benefício de quatro para seis meses. A prorrogação da licença-maternidade – facultativa para o empregador – deve ser requerida pela empregada até o final do primeiro mês após o parto e possibilita que a empresa deduza do imposto devido o total da remuneração paga nos 60 dias, mas é responsável pelo recolhimento da contribuição previdenciária referente aos dois meses.
A lei prevê que a prorrogação será garantida, na mesma proporção, à empregada que adotar criança ou obtiver a guarda judicial. Nos dois meses a mais de licença-maternidade, assim como já ocorre no período habitual do benefício, a trabalhadora fica proibida de exercer qualquer atividade remunerada e a criança não poderá ser mantida em creche ou organização similar.

PENSÃO ALIMENTÍCIA DURANTE GESTAÇÃO

(Por: Elisabete Marchioretto - Ver Quem Somos)

Publicada em novembro de 2008, a Lei 11.804 garante que as despesas da mulher grávida devem ser partilhadas e, para isso, o pai pague parte dos custos desde a concepção até o parto. Pela lei, a pensão compreende os valores suficientes para cobrir as despesas adicionais da gravidez, inclusive as referentes a alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições preventivas e terapêuticas indispensáveis, a critério médico e judicial. A nova legislação determina que, convencido da existência de indícios de paternidade, o juiz irá fixar os chamados “alimentos gravídicos” – nome dado à pensão alimentícia solicitada pela gestante – a serem prestados pelo futuro pai.


"PIZZA E COPA" É A VERSÃO BRASILEIRA PARA "PÃO E CIRCO"

(Por: Karina Kramer - Ver Quem Somos)
 
Esta imagem de uma criança faminta, sem nada para comer, mas com uma bola de futebol no prato, é obra do artista de rua Paulo Ito, ele grafitou em 10 de maio no muro de uma escola no bairro da Pompéia em São Paulo, e sua obra tornou-se “viral”, foi compartilhada mais de 50.000 vezes no Facebook. E como estamos com os holofotes do mundo sobre nós, nesse momento de Copa do Mundo, esse desenho correu o mundo, foi publicado em jornais internacionais comoo britânico The Independent, os americanosThe Huffington Post e Slate Magazine.O artista Paulo Ito que grafita há 14 anos, acaba de ficar internacionalmente conhecido.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

FALTA DE ÁGUA É O MAIOR PROBLEMA?

(Por: Josilene Ferrer - Ver Quem Somos)

  O que é pior? Falta de chuvas, ameaça de escassez de água ou falta de ações práticas para a gestão efetiva dos nossos tão propagados recursos hídricos? A palavra “gestão” indica gerenciamento e na administração pública deveria pressupor planejamento e execução efetiva. Tal palavra,tão surrada e repetida na área ambiental, poucas vezes reflete o seu significado na prática, e mereceum certocuidado ao ser usada. Infelizmente!

GUERRA E PAZ? MAIS GUERRA DO QUE PAZ

(Por: Karina Kramer - Ver Quem Somos)

  Guerra e Paz, uma das obras mais conhecidas de Cândido Portinari, um dos pintores brasileiros mais célebres no exterior e teve os painéis encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em 1956 e,desde então, os painéis estão em exposição permanente no prédio das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos. A obra Guerra e Paz são 28 placas de madeira que formam os dois grandes painéis que simbolizam a devastação da guerra e a beleza da paz.Medindo 14 metros de altura por 10 metros de largura, são 280 metros quadrados de uma obra-prima.Atualmente encontra-se exposto no Grand Palais de Paris.











DICA DE LIVRO: IMPERDÍVEL

(Por: Maria Isabel Dantas - Ver Quem Somos)
A RAINHA DESCALÇA

ILDEFONSO FALCONES
608 páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DE VALORES NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS É FUNDAMENTAL

 (Por: Profª Dra. Regiane Souza Neves - Ver Quem Somos)
  A participação dos pais na educação de valores e na vida escolar de seus filhos é uma postura indicada por especialistas e profissionais da Educação. A parceria entre educadores e família na formação de cidadãos também é defendida por mães de alunos da rede estadual.
  “O filho sempre segue o que ele aprende em casa, por isso eu acho muito importante nós mostrarmos o que é certo”, comenta a dona de casa Luciane de Lima, que revela a importância de transmitir valores como respeito, tolerância e solidariedade ao seu filho Bruno, de 10 anos, aluno da E.E. Major José Marcelino da Fonseca, na zona norte da capital.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

CHEIRINHO DE BOLO

(Por: Karyna Muniz - Ver Quem Somos)

Cheirinho de Bolo

Bolo simples, de fubá, de mandioca, de cenoura com chocolate, formigueiro, de laranja, de ameixa, de chocolate, mesclados de chocolate ou goiabada, de caneca. Ou por vezes, simplesmente, “bolo de bolo”, quando perguntava do que era aquela iguaria cheirosa que saia do forno. Que delícia! Quem resiste a um cheiro de bolo quente? E que criança resistia ao ver sua mãe bater um bolo e não ficar ali no pé da saia esperando a tigela para lamber a massa crua com os dedos? Memórias!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

E, POR FALAR EM POLÍTICA, PRÁ QUE SERVE A POLÍTICA E OS POLÍTICOS?

 No meu primeiro mandato como vereadora, um colega propôs um Voto de Aplauso a uma dupla sertaneja. Exibindo sorridentes, o diploma que acabavam de receber, um deles disse – bastante emocionado –, que nunca tinha ido à uma Câmara de Vereadores e nem assistido a uma sessão; que estava impressionado com o trabalho dos parlamentares e com os debates ali travados; de alto nível, naquele dia. Disse ainda, que saia dali convencido de que tudo que ele fazia na vida em sociedade era porque alguém, como nós – os parlamentares – tínhamos, em algum momento, discutido. E deu como exemplo o trabalho dele: viajar “por esse mundão” para ganhar dinheiro cantando Tião Carreiro. Nessa frase, resguardadas as questões culturais, estão implícitas várias políticas estabelecidas “sabe Deus quando e sabe Deus por quem”, e que não são percebidas porque já estão incorporadas no nosso cotidiano.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

MULHER E HABITAÇÃO – UMA RELAÇÃO PERMANENTE

Dos milênios que procederam o homem moderno, a primeira grande revolução que herdamos foi o da fixação no território ocasionada pelo desenvolvimento da agricultura. Além do fato de não se ter necessidade de se deslocar todo o tempo para a manutenção alimentar dos grupos humanos, a permanência resultou em duas questões – iniciais – e básicas: a construção de edificações permanentes e a divisão de tarefas, gerando as primeiras sociedades urbanas.
Dessa maneira, para conversarmos sobre as relações entre o gênero feminino e seu abrigo coletivo – a casa – deve-se ter sempre em mente as relações mais amplas que se estabelecem entre os grupos humanos.