Em recente viagem à Las Vegas
para a uma feira sobre pizzas, me surpreendi como o atendimento por lá é
carinhoso. Em tempos onde a qualidade da mão de obra é questionada nos mais
diversos setores da economia brasileira, me surpreendi com perguntas do tipo: “Como
vai você?”,“Como está o seu dia?”,“Está sendo bom?”,“Precisa de alguma ajuda?”.
Todas acompanhadaspor sorrisos largosem faces americanas oulatinas que lá
encontrei.
Extrapolando o ambiente local,
lembrei de atendimentos recebidos emoutras viagens que já fiz! Quando saio de
férias procuro culturas e conhecimentospor meio da comida e bebida locais.Já
estive em boa parte da Espanha, França e Itália. Gostaria aqui de ressaltar que
nesses países o máximo que ouvi no primeiro atendimento foi: “Buenos Dias”,
“Bon Jour” e “Buon Giorno” seguido da questão “o que deseja?” e no final um
“obrigado” – simples assim!
Em alguns lugares o cardápio é largado à mesa e o retorno do atendente é breve, buscando tirar o pedido. As tapas na Espanha até propõem um atendimento informal que te deixa mais à vontade.Já os bistrôs e cafés na França te convidam a sentar e apreciar o ambiente,mas em muitos lugares o pedido já vem acompanhadoda conta. Demorei para entender que não estavam querendo que eu fosse embora logo! Na Itália, por fim, aomenos na Toscana fique à vontade para desfrutar do cardápio e da carta de vinhos... a conta só virá quando você solicitá-la.
Em alguns lugares o cardápio é largado à mesa e o retorno do atendente é breve, buscando tirar o pedido. As tapas na Espanha até propõem um atendimento informal que te deixa mais à vontade.Já os bistrôs e cafés na França te convidam a sentar e apreciar o ambiente,mas em muitos lugares o pedido já vem acompanhadoda conta. Demorei para entender que não estavam querendo que eu fosse embora logo! Na Itália, por fim, aomenos na Toscana fique à vontade para desfrutar do cardápio e da carta de vinhos... a conta só virá quando você solicitá-la.
De um modo geral, todos atendem
dentro do que é correto e preciso se você, turista, conseguir se comunicar com
eles em alguma língua familiar. Mas e o carinho? Pois bem, aqui no Brasiltemosdificuldadescom o correto, o preciso e o carinho! Fico impressionada
como estamos distantes do profissionalismo enquanto algo racional e de como o
carinho, enquanto algo emocional, é pontual, informal e por vezes local.Isto é,
em algumas regiões brasileiras ou de acordo com certas características
pessoaistemos mais ou menos carinho. Conclusão: estamos lançados à sorte! Sorte?
Pois é, trata-se de uma boa palavra em se tratando de Vegas?
Por lá, na University of Nevada,
existe um curso de Hospitalidade e a frase “trate seu cliente com carinho” é
lemalevado a sério! Ou seja, o carinho é profissional, institucional, e
indispensável a um bom atendimento no padrão Las Vegas. Em um lugar inóspito
como aquele, em pleno deserto e com um clima terrível, os americanos conseguem
te encantar em todos os sentidos.Tudo parece fácil, por mais que carregue em
artificialidades. Uma coisa, no entanto, parece natural: o carinho. E se
divertir com carinho faz toda a diferença!
Salut!
Karyna Muniz (Ver Quem Somos)
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