quinta-feira, 10 de abril de 2014

O OLHAR PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE - UMA FERRAMENTA DIÁRIA DE COMBATE AO ADOECIMENTO

    Hoje não é um desses dias nacionais de combate. Mas vamos falar sobre o assunto. Às vezes me questiono sobre a existência dessas datas e o quanto nos prendemos a esses momentos para que haja alguma mobilização, ou melhor, reflexão sobre a doença e a necessidade de cuidado. Acabamos, muitas vezes de modo inconsciente, nos esquecendo durante os outros 364 dias do ano sobre a importância da prevenção, da possibilidade do adoecimento, e mais, da promoção de nossa saúde.
      Não querendo criticar este ritual de datas, longe de mim. Acredito na sua importância. Mas gostaria de chamar  a atenção para o cuidado diário que não podemos nos esquecer de ter com nosso corpo. O adoecer é ainda para muitos um tabu, algo significado como sofrido demais, "carma", castigo. Tal pensamento, excessivamente pesado, nos afasta da reflexão sobre a doença de modo equilibrado, algo a ser encarado como possibilidade real e a ser integrado as nossas vidas. Em consequência, já que nos esquecemos dessa necessidade, corremos o risco de distanciarmo-nos de um bom plano de cuidado com nós mesmas, deixando-nos reféns de consultas médicas e percepção do adoecimento quando o acometimento está em grau avançado.


   Portando, devemos fazer da prevenção e da promoção de saúde um pensamento constante. Como? Primeiro diria que mudando o significado que damos ao adoecimento em geral. Não ter medo de encarar as realidades e assim, saber da necessidade de procurar promover a própria saúde, evitando que os pequenos sintomas culminem em um adoecimento grave. Precisamos mesmo ter que chegar à porta de um hospital para aprendermos? Todos sabemos que o cuidado diário e o diagnóstico precoce são fundamentais para o tratamento de qualquer doença.

      Com isso ressalto a importância de repensarmos os hábitos de vida, como alimentação, exercícios físicos e níveis de estresse a que somos submetidas. São questões simples, básicas. Um lembrete óbvio a chamar a atenção. Mas pergunto: Quantas realmente refletem sobre isso e realizam alguma mudança em sua vida diária pensando na prevenção e promoção de sua saúde? Simples, e por isso mesmo, difícil. Só que podem fazer toda a diferença em nosso trajeto de vida. 

Dra. Flávia Martins Beduchi (Ver Quem Somos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário