quarta-feira, 9 de abril de 2014

O FUTURO QUE QUEREMOS

É cada vez maior a preocupação da população mundial com o meio ambiente, em virtude dos efeitos visíveis de desequilíbrios provocados pelo homem na natureza.
A Rio+20, Conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável ocorrida em 2012, no Rio de Janeiro, celebrou os 20 anos da Cúpula da Terra (Eco-92) e os 40 anos da Conferência de Estocolmo, esta última foi a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nela foi produzido um documento final com 19 princípios que estabeleciam as bases para uma nova agenda ambiental.
Na Rio+20 novos desafios foram estabelecidos: erradicação da pobreza, promoção da governança mundial e estabelecimento dos caminhos para a chamada “economia verde”. No preâmbulo, bastante difundido mundialmente, o documento trouxe o nome: O Futuro que Queremos.
Recentemente a ONU divulgou sugestões de dez metas que todos os países deveriam alcançar para garantir o desenvolvimento sustentável:
1. Erradicar a pobreza extrema e a fome;
2. Alcançar o desenvolvimento global dentro dos limites planetários;
3. Garantir aprendizado efetivo a crianças e jovens;
4. Alcançar a igualdade de gêneros, inclusão social e direitos humanos;
5. Alcançar saúde, bem-estar para todas as idades;
6. Melhorar os sistemas agrícolas e aumentar a prosperidade rural;
7. Tornar as cidades mais inclusivas, produtivas e resilientes;
8. Controlar as mudanças climáticas e garantir energia limpa para todos;
9. Proteger os serviços ambientais, a biodiversidade e a boa gestão dos recursos naturais;
10. Ter uma governança voltada para o desenvolvimento sustentável.

Elaborada por um grupo internacional de especialistas de diversas áreas, a proposta, ainda superficial, faz parte dos chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que poderão entrar em vigor a partir de 2015, substituindo os atuais objetivos do milênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário