quarta-feira, 9 de abril de 2014

ALERTA DO “DIABO LOIRO”

Sou mais conhecida como Elzinha...herdei o nome da minha mãe Elza.
Fui uma criança muito feliz, criada no interior paulista, na cidade de Paraguaçu Paulista; cresci brincando nos campos e na rua.
As escolas públicas e particulares em que estudei me proporcionaram a prática salutar de esportes.
Quando aos 13 anos fui para Piracicaba jogar basquete no XV de Novembro, uma das melhores equipes nacionais, conheci o melhor jogador do mundo...Wlamir Marques  o “Diabo Loiro”.(leiam o livro com este Titulo da Editora Panda). Mais tarde tive o privilégio de atuar com ele como técnico. A troca foi fabulosa, muito mais de atitudes assertivas para a vida do que de jogadas geniais na quadra.
Um dia ele me olhou e profetizou: menina você tem tudo para vencer! Cuide das atitudes...talento tem de sobra!
Ao trocarmos uma prosa no inbox do facebook, solicitei um depoimento sobre o esporte no Brasil.
Autoridades, atentem para o alerta de um campeão nas quadras...nas salas de aula e na vida!

Minha querida amiga Elzinha;
“Partindo do princípio que todas as crianças deverão ter o direito à prática desportiva, podemos dizer: esse é o ponto chave da questão, "ter o direito". Para que isso ocorra, algumas necessidades deverão ser impostas por leis governamentais voltadas à educação. A primeira delas é a incrementação no País de uma política desportiva legal e indissolúvel. Não tenho dúvidas que a base do esporte deve ser iniciada, incentivada e disseminada nas escolas públicas e particulares. Não há outro meio mais salutar e mais propício do que a escola. A educação física obrigatória em todos os níveis com certeza trará meios para que as modalidades esportivas sejam melhores desenvolvidas. Com isso estaremos aparelhando as escolas com espaços físicos adequados, material qualificado, professores ecléticos, e acima de tudo, impondo às faculdades de educação física trabalhos que busquem aperfeiçoar de maneira mais objetiva os seus formandos. A educação física nas escolas deverá ser a base para o início de qualquer trabalho dirigido ao jovem. Clubes, associações desportivas governamentais ou privadas são um adendo, devendo obviamente fazer parte de um programa destinado à prática competitiva e de alto rendimento. Não há saída..., a escola será sempre o melhor caminho. A prática desportiva é um forte caminho para uma educação saudável. Infelizmente hoje maltratada e vilipendiada nesse País.”.
Termino mais um texto desta vez agradecendo ao amigo Wlamir Marques, nosso Diabo Loiro ou Anjo Loiro?
Diabo para os adversários...anjo todos que tiverem o prazer de conviver com ele.
Wlamir o grande bicampeão mundial é um grande presente para nossa pátria...sou grata por ele existir!

Elzinha Pacheco
Jogadora de basquete da seleção brasileira, Bi campeã pan-americana, em 1967-Winnipeg (Canadá), 1971-Cali (Colombia), bronze no Mundial de 1971-São Paulo-Brasil e campeã em inúmeros campeonatos sul- americanos. Eleita em 1971 como uma das cinco melhores jogadoras das Américas, durante o Pan de Cali, na Colômbia e neste mesmo ano agraciada com a Ordem Cruzeiro do Sul, em Brasília. É formada em Pedagogia e Educação Física com cursos técnicos em diversos esportes. Atuou por mais de 20 anos como diretora pedagógica no Colégio STOCCO de Santo André, foi supervisora pedagógica do Programa Cidade Educadora da Editora Aymará, e, atualmente é palestrante e consultora de gestão de pessoas com o Grupo Somai e atua também como profissional liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário