sexta-feira, 11 de abril de 2014

O CARINHO PROFISSIONAL

 Em recente viagem à Las Vegas para a uma feira sobre pizzas, me surpreendi como o atendimento por lá é carinhoso. Em tempos onde a qualidade da mão de obra é questionada nos mais diversos setores da economia brasileira, me surpreendi com perguntas do tipo: “Como vai você?”,“Como está o seu dia?”,“Está sendo bom?”,“Precisa de alguma ajuda?”. Todas acompanhadaspor sorrisos largosem faces americanas oulatinas que lá encontrei.
  Extrapolando o ambiente local, lembrei de atendimentos recebidos emoutras viagens que já fiz! Quando saio de férias procuro culturas e conhecimentospor meio da comida e bebida locais.Já estive em boa parte da Espanha, França e Itália. Gostaria aqui de ressaltar que nesses países o máximo que ouvi no primeiro atendimento foi: “Buenos Dias”, “Bon Jour” e “Buon Giorno” seguido da questão “o que deseja?” e no final um “obrigado” – simples assim!  

   Em alguns lugares o cardápio é largado à mesa e o retorno do atendente é breve, buscando tirar o pedido. As tapas na Espanha até propõem um atendimento informal que te deixa mais à vontade.Já os bistrôs e cafés na França te convidam a sentar e apreciar o ambiente,mas em muitos lugares o pedido já vem acompanhadoda conta. Demorei para entender que não estavam querendo que eu fosse embora logo! Na Itália, por fim, aomenos na Toscana fique à vontade para desfrutar do cardápio e da carta de vinhos... a conta só virá quando você solicitá-la.
  De um modo geral, todos atendem dentro do que é correto e preciso se você, turista, conseguir se comunicar com eles em alguma língua familiar. Mas e o carinho? Pois bem, aqui no Brasiltemosdificuldadescom o correto, o preciso e o carinho! Fico impressionada como estamos distantes do profissionalismo enquanto algo racional e de como o carinho, enquanto algo emocional, é pontual, informal e por vezes local.Isto é, em algumas regiões brasileiras ou de acordo com certas características pessoaistemos mais ou menos carinho. Conclusão: estamos lançados à sorte! Sorte? Pois é, trata-se de uma boa palavra em se tratando de Vegas?
    Por lá, na University of Nevada, existe um curso de Hospitalidade e a frase “trate seu cliente com carinho” é lemalevado a sério! Ou seja, o carinho é profissional, institucional, e indispensável a um bom atendimento no padrão Las Vegas. Em um lugar inóspito como aquele, em pleno deserto e com um clima terrível, os americanos conseguem te encantar em todos os sentidos.Tudo parece fácil, por mais que carregue em artificialidades. Uma coisa, no entanto, parece natural: o carinho. E se divertir com carinho faz toda a diferença!


Salut!

Karyna Muniz (Ver Quem Somos)

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