sexta-feira, 11 de abril de 2014

A MULHER E SEUS PAPÉIS SOCIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE A DINÂMICA SAÚDE-DOENÇA


A mulher e a saúde. Uma relação que exige no mínimo um olhar cuidadoso já que vivemos acumulando funções. Somos mães, trabalhadoras, chefes, organizadoras do lar, esposas, prefeitas, estudantes, pesquisadoras, cozinheiras de filhos, de netos, cuidadoras. Somos mulheres.

Sim, reforço: Mulheres. Antes de todos esses papéis expostos. No entanto, o  problema acontece quando essas funções sociais aparecem em nossas vidas e paramos de pensar sobre elas. Ou melhor, perdemos o poder sobre as mesmas. Ouvi por diversas vezes relatos de pacientes em sofrimento psíquico por não conseguirem sustentar sua rotina. Perdiam o sono, afundavam-se em calmantes, escamoteavam sua autoestima. Sentiam-se frágeis e incapazes. Assim, observava o adoecimento da "mulher", ou seja, de sua essência feminina, de sua alma. Consequentemente, de seu corpo físico. E junto, o adoecimento de seus "papéis sociais". Ou ninguém nunca ouviu a história de alguma mulher que teve de ser afastada do trabalho por excesso de estresse ou por depressão? Ou que toma remédios para conseguir dormir e sente que o casamento está desandando?
Como diz Simone de beauvoir, "não se nasce mulher, torna-se". E aqui cabe a reflexão: Parece que esse tornar-se é então uma escolha. E como sabemos, uma escolha, depende apenas de nós mesmas. Somos sujeitas principais de nossas ações e é preciso tomar consciência dessa responsabilidade. Cabe portanto a cada mulher escolher seu caminho, escolher quais funções acumular, tornar-se o que os desejos de sua alma lhe pedem. Ouvir suas necessidades, seguir seu tempo, seus limites e suas potências, sendo livre para ir em busca. Não há receitas, nem certo ou errado, cada uma deve encontrar seu próprio norte. Mas para isso, é preciso ter o olhar cuidadoso e cheio de atenção para o que vem de dentro. A "mulher", a essência feminina, agradece e volta a sorrir, gozando de saúde, e junto, o poder sobre os papéis sociais que exerce.

Dra. Flávia Martins (Ver Quem Somos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário