segunda-feira, 14 de abril de 2014

O BASQUETE SIGNIFICOU VIDA PARA MIM!

Iniciei este esporte aos 10 anos em Paraguaçu Paulista e logo fui arrebatada inteiramente pela alegria e os segredos deste jogo semelhante à vida. A quadra representa os caminhos que ora estão abertos oferecendo uma jornada prazerosa, ora fechados por uma marcação cerrada, que nos impede de prosseguir assemelhando-se as adversidades e contrariedades que não foram planejadas e muito menos esperadas, e que muitas vezes nos paralisam. Neste momento precisamos de uma visão estratégica para enxergar os atalhos que só podem ser vistos por olhos sensíveis e atentos... e rapidamente adentrar neles enchendo o tanque emocional com entusiasmo ,otimismo e fé ,trinquinha  energética e dinâmica, que nos  impulsiona a realizar o "impossível". A bola...ah! a bola...hum a bola...laranja, alegre, indomável... todos que estão no jogo a disputam acirradamente...ela se diverte...corre livre...leve...e solta! Marota, se oferece e some ...aparece e desaparece...ora é minha, ora é de outros. Parecem as oportunidades nesta vida... bailam a nossa frente...dançam ao som do momento...temos que percebê-las...com olhos e ouvidos abertos...quando passarem  na nossa frente...gritamos...é minha!.. e tomamos posse.


Eu e ela, ela, e eu...parceria perfeita! Momento encantado da vida. É a bola da vez...precisamos agarrar firmes e seguros para dominá-la...se apertarmos demais perdemos a destreza...ela escapa...se pegarmos muito de leve nos tomam. Melhor abraçá-la com carinho e habilidade e na hora certa e do jeito certo com um arrojado arremesso a lançarmos em direção ao alvo. O tempo para! Segundos mágicos...observando a trajetória da bola em direção à cesta...coração bate forte...seguramos a respiração...silêncio total...momento de angústia é o check das nossas ações! A expectativa é enorme...o alvo está lá... imóvel! Se a bola cair dentro da cesta e ouvirmos o chuá...é só sair para o abraço da vida...mas se ela não entrar é um sinal de aprendizado...voltamos correndo de olho na bola...no adversário e nas oportunidades e recomeçamos, pois a vida continua...o apito final não soou. E lá vem ela...serelepe e risonha...me desafiando...não posso distrair nem perder o passo...esta dança da vida é minha pois afinal o nome do time no placar é o meu e este jogo não posso perder.

Elzinha Pacheco (Ver Quem Somos)

Um comentário: